quinta-feira, 9 de abril de 2009

I Copa Malwee


Copa Malwee, um evento bastante concorrido e muito disputado

As finais das categorias Sub-9 e Sub-11 da I Copa Malwee de Futsal foram realizadas no ginásio do Lagoa Iate Clube, em outubro de 2005. Havia um custo a ser pago para a captação do evento: R$ 3.500,00. Felizmente, o vice-presidente de futebol do clube, Culica, tinha esse dinheiro em caixa. Era a “rapa do tacho” do orçamento de 2005. Ainda assim, o LIC resolveu apostar na força da competição, que carregava consigo um bom projeto de mídia.

Foram três páginas de divulgação no Diário Catarinense. A primeira, uma semana antes do evento, mostrando a estrutura oferecida pelo clube. De acordo com o coordenador da Copa, Milton Rodrigues, da Semil Eventos, a matéria publicada despertou o interesse de diversos clubes, que procuraram conciliar a disputa a um bom programa de lazer na Lagoa da Conceição. A segunda página trabalhou os aspectos competitivos do evento, dando espaço para o técnico Alex Silva divulgar o seu trabalho, já que no ano anterior ele havia conquistado o título de campeão Sub-11. A terceira e última página mostrou os resultados e as fotos das equipes vencedoras. A marca LIC começava a ser associada ao futsal de base.

Para fortalecer ainda mais a divulgação da Copa Malwee, Culica conseguiu uma entrevista na rádio CBN e TVCom, com o jornalista Luiz Carlos Prates. Durante uns 10 minutos fui entrevistado sobre a competição, as repercussões para o clube, o futsal de base e o trabalho que estávamos desenvolvendo no LIC. Falei também da estrutura que oferecíamos aos clubes visitantes e do esforço da diretoria para que a realização das finais da I Copa Malwee fosse perfeita na organização e inesquecível para todos os participantes.

Foi decido que a competição seria disputada nas duas quadras do ginásio de esportes do LIC. Na quadra 1, a categoria Sub-11; na quadra 2, a categoria Sub-9. Sem apresentar uma divisão estrutural entre as duas quadras, que até hoje são separadas por uma rede, a alternativa foi utilizar dois tipos de apito diferentes para não confundir os jogadores. Na prática essa medida acabou funcionando, apesar de algumas pessoas terem reclamado – os chatos de plantão.

Os jogos foram sendo realizados e tanto a equipe Sub-9 quanto a Sub-11 chegaram às semifinais. O Sub-9 acabaria tropeçando nessa fase, e tendo que se contentar com o terceiro lugar. Já o Sub-11, principal equipe do clube naquele ano, passou facilmente pelo seu adversário e chegava a final acreditando no bicampeonato. A caminhada rumo à final não foi nada fácil. No primeiro jogo, uma vitória por 6 a 2 sobre o Viva Futsal, de Itapiranga abria o caminho para a equipe na fase de grupos. Em seguida, um confronto dificílimo: 5 x 4 contra a equipe do Papanduva. Já no mata-mata, o LIC teve que enfrentar novamente o Papanduva e dessa vez ocorreu um empate em 2 a 2. A decisão foi para os pênaltis e o time da Lagoa da Conceição acabou vencendo por 3 a 2. Passado o susto, nas quartas-de-final, um adversário teoricamente muito forte, o Palhoça, que veio reforçado pelos jogadores do Clube Doze de Agosto, um dos melhores do Estado naquele ano. Mais uma vez o LIC venceu, agora por 5 a 2 com sobras. Na semifinal, um encontro inusitado, contra o CME Laurentino, de Rio do Sul, equipe que trazia uma garota em seu elenco. Apesar disso, não foi páreo para o LIC, e sofreu uma acachapante derrota por 7 a 1.

Na final, dessa vez, teríamos que enfrentar uma equipe de primeira linha para tornar possível o sonho do bicampeonato. Do outro lado da quadra estava a Elase, que vinha mordida por ter perdido meses antes para o LIC pela primeira vez em sua história. O jogo foi tenso e equilibrado, com os goleiros se destacando dos dois lados. Apesar da nítida diferença qualitativa entre os elencos, o LIC demonstrou ter um espírito aguerrido e nivelou as forças dentro do campo de batalha. Mas não deu. No fim prevaleceu a melhor qualidade técnica do adversário que, em um gol de contra-ataque no final do jogo, deu números finais a partida: 4 a 3 para a Elase.

Derrotados, mas não abalados, por reconhecer a qualidade superior do adversário (a quem haviamos derrotado por 3 a 2 na Liga de Florianópolis e empatado em 1 a 1 na etapa regional da I Copa Malwee ), os jogadores do LIC ergueram o troféu diante do pais e receberam muitos aplausos, inclusive dos adversários.

No pódio dos melhores atletas, o clube colocou o goleiro Victor, o menos vazado da competição, e o artilheiro João da Rosa. Ficou o gosto amargo da derrota misturado em minha boca com o adocicado prazer de ver meu filho Victor no pódio, em destaque, como o melhor da competição pela segunda vez em sua vida.

Essa derrota entrou para a história do clube como o marco inicial da grande rivalidade entre Elase e LIC nas quadras. Claro, para a Elase, essa rivalidade começou no primeiro jogo, quando foram derrotados por nós, se acirrou com o empate no segundo jogo e se estabeleceu definitivamente quando eles conquistaram o título da I Copa Malwee em pleno LIC.
.
Naquele momento, era levantar a cabeça e seguir disputando as competições de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário