quinta-feira, 9 de abril de 2009

A ferro e fogo


Formação da "Maquininha" durante a II Copa Pieri de Futsal

O título de campeão estadual de 2008 foi forjado a ferro e fogo pela equipe Sub-13. Desde o início do campeonato até o apito final da penúltima partida, quando a equipe pode comemorar antecipadamente a conquista, havia muito foco no objetivo. O grupo foi formado sabendo que reunia condições suficientes para vencer a competição. Todos os jogadores acreditavam nisso – eu não. Achei que fôssemos chegar até a quarta fase e, a partir daí - quando a tática inerente ao esporte tendesse a prevalecer - a equipe fosse acusar sua falta de entrosamento, devido à ausência de treinos constantes.
.
Ledo engano. Venceu a técnica apurada dos nossos jogadores.
.
Mais do que conquistar o título de 2008 a “Maquininha Azurra” provou ser o melhor time do Estado em todos os índices técnicos. Valeu-se da qualidade e talento dos seus atletas para desenvolver em quadra um padrão de jogo bem definido, de bola no chão e muita agressividade no ataque, que tornaram possível chegar ao título com sobras.
.
Hoje, depois dessa conquista, ainda acredito que a excelência do padrão tático e sua plena execução, tendem a levar as equipes aos títulos das competições. Mas, por outro lado, o valor técnico pode desequilibrar, no fim das contas. Uma boa fórmula para ser campeão estadual é armar uma equipe com bom porte físico, muito talento técnico e padrões táticos claramente definidos – incluindo-se aí a perfeita execução de jogadas de bola parada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário