quinta-feira, 9 de abril de 2009

Colocando o projeto em ação


O projeto de marketing trouxe para a modalidade vários patrocinadores

O ano de 2005 ainda não havia chegado ao fim, mas a necessidade de colocar em prática todas as ações definidas no “Projeto de Marketing – Categorias de Base de Futsal – LIC 2006” me impulsionaram a ir a campo. O primeiro passo era correr atrás de patrocínios. Tracei a estratégia de conseguir um patrocinador âncora para as equipes e patrocinadores e secundários, assim como empresas de apoio. Essas definições simplesmente se materializariam nos uniformes das equipes. Ou seja, o patrocinador principal teria sua marca estampada frontalmente nas camisas.

Se o problema fosse somente esse estaria tudo tranqüilo. Mas, na verdade, a questão dos uniformes foi apenas secundária. De qualquer forma, fui à Pieri Sport, que vinha fornecendo os equipamentos ao clube e propus uniformes diferenciados para todas as categorias. Preocupamos-nos em escolher sempre os melhores designs e as melhores malhas e, assim, em 2006 as equipes se apresentaram condignamente trajadas em todas as competições.

Ainda em dezembro de 2005, procurei inicialmente a Brasil Telecom para ancorar o projeto. O documento foi encaminhado à diretoria de marketing da empresa, em Brasília, mas, devido às drásticas mudanças em sua direção, essa operadora de telefonia cortou substancialmente seus investimentos em marketing esportivo. E veio cortando gradualmente até ter sido comprada pela concorrente Oi. Mas o projeto havia impressionado a direção regional da empresa, que propôs investir uma quantia menor (a proposta original foi de R$ 30 mil anuais). No fim, houve um repasse de R$ 4.500, a título de participação no projeto “Plantando o Futuro com o Esporte”, que naquele ano daria seus passos iniciais no Lagoa Iate Clube. Como contrapartida, além de ter sua logomarca estampada no lado direito frontal da camisa, o clube promoveu a I Copa 14 de Futsal, uma espécie de torneio de pré-temporada, com equipes regionais. O LIC venceu nas duas categorias, Sub-9 e Sub-11.

Diante da posição da Brasil Telecom quanto ao projeto, ainda havia a necessidade de se buscar um patrocinador âncora. O Colégio Tendência poderia ser uma solução, mesmo porque, vinha colaborando regularmente há dois anos com uma pequena quantia mensal para as nossas categorias de base de futsal. Levei a eles o plano de marketing e, mais uma vez, foi demonstrado o interesse. Após um longo mês de negociações, o professor e diretor da escola, Jairo Palma, decide ancorar o projeto, mas investindo apenas 1/3 do valor proposto. Não foi o ideal, mas o possível.

Já tínhamos uma empresa âncora e um patrocinador secundário. Mas a fria realidade dos números nos levava à necessidade de conseguir outro patrocinador secundário. E ele já existia, na verdade. Tratava-se da Sul Imagem, empresa que vinha ajudando há alguns anos o LIC a sustentar suas equipes de base de futsal – entre outras ações. Na verdade, não houve um grande trabalho de captação e sequer de ampliação dos valores mensais do investimento. Não foi feito também um contrato formal, já que os recursos eram repassados diretamente ao vice-presidente de futebol do clube, o Culica, que, por sua vez, repassava à diretoria de futsal para os gastos ordinários. Um relacionamento amador e feito à base da amizade.

Dessa maneira, tínhamos um orçamento superior a R$ 20 mil anuais em dinheiro, mais R$ 4 mil em uniformes. Outros valores não foram contabilizados dentro do orçamento, como a água mineral fornecida pela JAN Bebidas a cada rodada, ou as bolas que nos eram cedidas pela Pieri Sport através de um antigo acerto entre o Culica e a direção dessa empresa de material esportivo. Com a finalidade de valorizar a parceria, criamos um evento no final do ano, a Copa Pieri de Futsal, com participação das equipes Sub-13 e Sub-15 – que não haviam disputado a Copa 14 de Futsal. A Copa Pieri de Futsal teve a função de oferecer uma alternativa de competição em Florianópolis. Por ser gratuita, tornou-se bastante atrativa e, nela, o LIC obteve dois vice-campeonatos.

Mais dois passos adiante deveriam ser dados. O primeiro, iniciar a reformulação e fortalecimentos dos elencos das quatro categorias. Em 2006, especialmente a categoria Sub-11 se ressentia de uma equipe mais competitiva. Era justamente o time do meu filho. Como os principais atletas das equipes adversárias não tinham a menor intenção de apostar no novo projeto de futsal do LIC, tivemos que buscar alternativas. Assim, alguns meninos rejeitados em outros clubes, que já possuíam seus elencos formados, vieram compor as equipes do LIC.

O Sub-13, que já tinha uma boa base montada, chegou a receber vários reforços, que o encorparam, permitindo que tivesse um mínimo de competitividade. O Sub-15 também recebeu reforços, que o ajudaram a manter seu nível competitivo, embora a equipe de 2006 fosse nitidamente inferior a de 2005. Já a equipe Sub-9 foi uma grata surpresa. Recebeu alguns reforços, mas manteve a base do ano anterior, o quem possibilitou vencer o Circuito Catarinense de Futsal e conquistar o vice-campeonato da Liga de Florianópolis.

O segundo passo adiante foi a construção de um forte aparato de comunicação para as categorias de base. O projeto definiu claramente qual seria o escopo de atuação da assessoria de imprensa: mídia convencional (jornais, tevê etc), jornal interno, jornal mural, sites e blogs. Além dos espaços de divulgação, o projeto definia a necessidade de se convencer a mídia sobre a importância do futsal de base, buscando maior aproximação.

A primeira medida foi divulgar a I Copa 14 de Futsal junto à imprensa. Na época, apenas o AN Capital (jornal A Notícia) cobria esporte amador. Conseguimos um bom espaço, meia página na seção esportiva. Depois da competição, foi publicada a primeira edição do Jornal do Futsal (JF), o informativo interno da categoria, nas versões mensais em preto e branco (distribuída aos associados do clube, pais e jogadores de futsal) e colorida (Jornal Mural, nos hot points do LIC, localizados na lanchonete e na entrada da quadra). Logo em seu lançamento, o JF foi um sucesso, esgotando os 150 exemplares que foram impressos. Tivemos que fazer mais uma tiragem extra para atender a demanda, especialmente porque certa quantidade de jornais foi colocada na Liga de Florianópolis à disposição das equipes adversárias.

O futsal já possuía um acervo fotográfico de sua trajetória através do site LIC Futsal Mania, administrado por Iuri Schlüter, grande colaborador da modalidade no clube e que, posteriormente, viria a se tornar diretor de futsal do LIC no ano de 2008. Em dezembro de 2005, Iuri já havia editado um CD com fotografias das participações das equipes do clube em várias competições. Cada pai recebeu o seu no final da temporada. Um belo presente de Natal. Na temporada 2006, o LIC Futsal Mania continuou ativo e foi remodelado em função das novas demandas e do próprio crescimento da modalidade no clube. Além do site “oficioso”, foi criada uma seção específica no novo site do Lagoa Iate Clube que tratava de futsal. Na seção podia se visualizar as competições, resultados, estatísticas, equipes, escolinha, material fotográfico, próximos jogos, artigos, notícias, entrevistas, links interessantes e tudo o mais que se relacionasse a modalidade no clube, incluindo os patrocinadores e colaboradores. Sem dúvida um grande avanço na comunicação desse esporte junto a seus atletas, pais e público externo. O site, inclusive, foi referência para intercâmbio de informações e convites para participações em eventos esportivos.

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